Facilitação e desenho de processos de desenvolvimento dilógicos e generativos potentes para atravessar as fronteiras da complexidade.
Criando espaços interativos e tecendo diálogos generativos para gerar sentido ∞ Facilitando Pactos com Impacto ∞ Esculpindo e anfitriando processos de desenvolvimento com organizações, grupos e indivíduos ∞ Qualificando a participação em espaços multistakeholder ∞ Arquitetando e facilitando projetos socioambientais ∞ Ajundando a transformar conflitos ∞ Compartilhando aprendizagens em cursos, retiros, jornadas com a Natureza.

“Comecei a trabalhar com a Marina há uns anos atrás num desafio que era conduzir discussões e convergências de idéias em torno do conceito de Turismo de Base Comunitária no Rio Unini, um dos tantos projetos de criação e gestão coletiva na região do Rio Negro, na busca por fortalecer aí a agenda de políticas públicas socioambientais participativas. Desafio que se transformou em um leque de oportunidades essencialmente construídas com base em dialógos, convivências e troca de experiências. Desde aí foram muitos processos compartilhados e vivenciados e um forte amadurecimento na arte de construir idéias a partir de rodas de conversa bem direcionadas, ouvindo e escutando. Importante é que estes processos continuam em curso, gerando resultados positivos e duradouros. E seguimos em frente, né Marina?”
Carlos Durigan, geógrafo e mestre em ecologia com mais de 20 de experiência em Conservação na Amazônia, é Diretor Brasil da Wildlife Conservation Society (WCS).
“Marina Minari, sinônimo de uma boa rodada de conversas. Quando conheci o trabalho da Marina dei mais atenção ainda para a importância de envolver os diferentes atores no diálogo, independente da temática, e com ela, minha instituição, o WWF Brasil, ja realizou vários trabalhos de moderação de reuniões. Seu esforço e empenho em realizar ações transversais propicia uma construção coletiva das ações que estiverem na pauta. Sua responsabilidade e compromisso com prazo e metodologia propiciam tranquilidade no planejamento e realização do trabalho. Gratidão Marina, por partilhar conhecimento e prática.”
Jasy Abreu, mestre em psicologia social.
“Marina me cativou desde que a conheci, com seu jeitinho reservado, revelando uma inteligência e perspicácia que sempre me surpreenderam ao longo dos muitos anos de convivência e interação, tanto no âmbito pessoal como profissional. Ela revela conhecer profundamente a dança das polaridades: entre a delicadeza e a firmeza, entre o pequeno detalhe e a visão abrangente, ela sabe encontrar o melhor ponto para cada situação. Ela tem a sabedoria de nunca se satisfazer apenas com um aspecto de uma questão, trazendo de forma implícita a percepção de que todo fenômeno pode ser compreendido de muitas maneiras e que, ao mesmo tempo, tudo está em permanente transformação. Com o encantamento de uma criança e a maturidade de uma anciã, Marina é uma dessas pessoas cuja amizade e convívio me trazem muito aprendizado e profunda alegria.”
Rita Mendonça, bióloga e socióloga, é integrante da Rede Romã de Vivências com a Natureza, coordenadora no Brasil da Sharing Nature Worldwide e educadora da Escola Schumacher Brasil.
Marina Minari. Anfitriando espaços de diálogos generativos, transformativos e intervindo em contextos socioambientais complexos há mais de quatorze anos, Marina Minari trabalha unindo sua paixão em ver o poder dos encontros e o poder do presenciar com a natureza a serviço do desenvolvimento generativo de indivíduos, de grupos e de organizações. Atua como consultora, desenha e cria espaços interativos com sentido, tece diálogos, intervém para gerar pactos com impacto e processos de desenvolvimento.
Possui longa experiência profissional na Amazônia, colaborando com organizações indigenistas, ambientalistas e governos para criar estratégias que aliam preservação e qualidade de vida frente aos desafios do sistema global. No ambiente urbano, ajuda organizações, grupos multiatores e indivíduos a lapidarem a qualidade de suas próprias intervenções no mundo.
É sócia da Circulah Projetos Socioambientais LTDA. Trabalha em rede com profissionais e organizações que comungam de mesmos valores, tais como, CoCriar, Sense-Lab, Reos Partners. Foi sócia fundadora da Associação Brasileira de Vivências com a Natureza – Instituto Romã. Voluntaria-se ao Way of Nature desde 2012 anfitriando experiências e colaborando no ancoramento de suas comunidades de prática no Brasil.
É mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental (UFSCAR) 2011-2013; especialista em Ecoturismo e Turismo Rural; e graduada em Turismo (SENAC-SP) 2002-2005. Cursou o “Artistas do Invisível” sobre processos de desenvolvimento (Proteus Initiative da África do Sul & Inst. Fonte – São Paulo) 2013-2015.
About. Hosting transformative dialogue spaces and intervening in complex systems for more than fourteen years, Marina Minari has been working unifying her passion about the potential of Encounters and of Presencing with nature in service of the generative development of individuals, groups, and organizations. As a consultant, she designs and creates spaces of meaningful interaction, weaves dialogues and facilitates the creation of agreements with impact and development processes.
Marina has a significant experience in the Amazon forest, collaborating with indigenous peoples, environmental organizations, and governments in the creation of strategies that ally preservation and well-being as regards world challenges. In the urban environment, she has been hosting organizations, multistakeholder groups, and individuals to lapidate the quality of their interventions in the world.
Marina is a co-founder of Circulah Environmental Projects, an associate of Reos Partners and CoCriar, and co-founder of the Brazilian Association for Sharing Nature – Romã Institute. Moreover, she is a volunteer of the Art of Hosting Community and Way of Nature, collaborating and anchoring their communities of practices in Brazil.
As a curious researcher, she has a Master’s Degree in Environmental Management for Sustainability and participated in the Second Edition of The Invisible Artists with Allan Kaplan. Besides that, she has a Bachelor’s Degree and a Specialization in Tourism and Ecotourism.